Começou nesta quinta-feira, a 4ª Mostra CineBH, que oferece aos belo horizontinos, assim como os turistas que passam pela cidade, a exibição de filmes e oficinas gratuitamente . O evento está sendo realizado no tradicional e boêmio Bairro Santa Tereza. No local foi instalada a Vila do Cinema, que é composta pelo Cine-Praça e pelo Cine-Tenda e promete comportar mais de 1400 pessoas. Os filmes são exibidos em quatro lugares diferentes, no Cine Santa Tereza, no Cine Humberto Mauro e nas duas tendas montadas na Praça Duque de Caxias.
A quantidade de pessoas que movimentam a mostra não é resultado apenas das exibições gratuitas de filmes, mas sim, das oito oficinas promovidas pelo evento. As inscrições encerraram no dia 5 de outubro e ofereciam 241 vagas para os mais variados tipos de público.
O conteúdo das oficinas é variado, vai desde a aprendizagem sobre manipulação de equipamentos, até a produção de um curta documental, que será exibido no encerramento da mostra. O horário também varia de acordo com a oficina escolhida.
A estudante Amanda Diniz, que participa da oficina Análise Crítica da Linguagem Cinematográfica falou um pouco sobre o assunto. “A oficina foi divertida, apesar de ter começado com quase uma hora de atraso. O tema é muito bacana, mas acho que falta dinamismo nas aulas. Da minha turma, cinco pessoas serão selecionadas para compor o Júri Jovem que vai julgar o Melhor Filme do Festival de Tiradentes,” diz. Segundo Amanda, a seleção é baseada em um texto que os participantes da oficina terão que fazer sobre um dos seguintes filmes: “A falta que me faz”, “Memória Cubana”, “Fuga da mulher gorila”, “Belair”, “Separações” e “Pacific”.
Para essa edição, a grande novidade é a presença de diversos convidados internacionais reunidos para o primeiro encontro internacional de coprodução. O encerramento do evento será no dia 26 de outubro.
Um comentário:
Jéssica,
a pauta é boa, as fotos foram bem feitas, mas...onde está o crédito e onde estão as legendas? As moças são as personagens? Isso não ficou claro e compromete a compreensão da matéria.
abs,
Postar um comentário