![]() |
| Embalagem da edição anterior do Pão e Poesia |
O projeto “Pão e Poesia - Em cada esquina, em qualquer padaria”, que desde 2008 edita poemas e obras de artistas plásticos em embalagens para pão inicia, a partir do dia 13 de Setembro, o “Pão e Poesia na Escola”. O projeto em sua 3ª edição tem como proposta aproximar alunos de várias escolas do universo literário e despertar neles o interesse pela leitura e criação de obras poéticas. O programa contará com a participação de 10 escolas públicas da região do Barreiro em Belo Horizonte.
No primeiro dia de visita em cada escola, alunos e professores serão apresentados ao projeto por seu idealizador, Diovvani Mendonça. ”Aproveitando o acervo das diferentes embalagens das edições anteriores do projeto, vamos propor como sensibilização e exercício, que os alunos levem as embalagens para casa e as apresentem aos pais, convidando-os para a leitura e escolha dos poemas que mais gostaram. Na aula seguinte, eles levam escritos os poemas preferidos e trocam entre eles a embalagem lida por outra com poemas diferentes”. Explica Mendonça. A intenção dessa atividade, além da realização das oficinas de poesia, é envolver não apenas os estudantes, mas também suas famílias e demais membros de sua comunidade.
As pessoas da comunidade escolar, assim como os familiares e amigos dos estudantes, também poderão inscrever seus poemas no projeto. Ao todo serão escolhidos 400 poemas. Eles serão impressos nas embalagens para pão, que serão doadas às padarias próximas das escolas participantes. Dessa forma, os alunos-poetas se sentirão motivados a participar da criação, pois, uma vez motivados pelas oficinas, poderão ter seu trabalho reconhecido e divulgado. Ao mesmo tempo, os consumidores terão a oportunidade de ler, divulgar e fazer circular os poemas dos alunos e demais parceiros da rede escolar contemplada pelo projeto.
Este ano, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o “Pão e Poesia na Escola” é patrocinado pela V & M do Brasil, responsável pela indicação das 10 instituições de ensino. A meta para é produzir 250 mil embalagens no conceito Carbo-Neutro, que neutraliza as emissões de gases de efeito estufa, aliando assim, arte e responsabilidade ambiental.
Até o final de 2010, serão visitadas cinco escolas. Ano que vem, mais cinco instituições de ensino serão atendidas pelo projeto. A Escola Estadual Duque de Caxias (Rua Mª de Lourdes Oliveira, 85 - Santa Helena) será a primeira a receber as oficinas poéticas, entre os dias 13 e 24 de Setembro.
Confira as escolas que receberão a visita do Pão e Poesia na Escola
Confira as escolas que receberão a visita do Pão e Poesia na Escola


4 comentários:
Jéssica,
Adorei a matéria, até mesmo porque ela foi muito condizente para o início d eum blog e seu respectivo tema. Acho que seria interessante você mostrar como é conhecido esse projeto e postar links que levem a outras matérias referentes a diretrizes que o projeto teve anteriores a atual.
+
Jéssica,
Achei bastante interessante você abordar a leitura. Hoje em dia, no Brasil principalmente, não temos o costume de ler, pelo menos não a maioria da população, e essa iniciatica, que já exestia de colocar poesias e outros textos nos sacos de pão, sendo levada para as escolas é fantástica. Para que criemos pessoas mais politizadas e críticas precisamos ensinar e acostumar as crianças a lerem de tudo e adquirirem esse costume desde cedo.
Para as próximas matérias, você poderia ir nas escolas que esse projeto está sendo implementado e ver a reação dos professores e dos alunos.
Beijo.
Jéssica,
gostei muito do texto. Assunto muito pertinente para o blog. Acho que a sugestão de links dada pela Bruna é boa. Para um próximo post falar um pouco sobre o projeto de leitura nos ônibus em Belo Horizonte seria interessante. Gostei muito do layout da página e da foto da matéria. Continue nessa linha...parabéns
beijo,
Alexandre Diniz
Jéssica,
Gostei dos textos e achei que o layout do blog ficou ótimo. Eu tive a mesma ideia do Alexandre: depois de ler, lembrei na hora do projeto "Leitura para todos" da UFMG, dentro dos ônibus. Um projeto legal também é o "Estação Leitura". Depois dá uma olhada nesse link http://migre.me/1lOFF. No mais, é isso. Parabéns!
Beijos,
Postar um comentário